Mitos e verdades sobre cirurgia plástica

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais fazem cirurgia plástica no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), mais de dois milhões de cirurgias plásticas são realizadas no Brasil a cada ano.

  • A PHP Error was encountered

    Severity: Notice

    Message: Undefined variable: pagina

    Filename: views/noticia.php

    Line Number: 26

    Backtrace:

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/application/views/noticia.php
    Line: 26
    Function: _error_handler

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/application/controllers/Home.php
    Line: 110
    Function: view

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/index.php
    Line: 315
    Function: require_once

    A PHP Error was encountered

    Severity: Notice

    Message: Trying to get property of non-object

    Filename: views/noticia.php

    Line Number: 26

    Backtrace:

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/application/views/noticia.php
    Line: 26
    Function: _error_handler

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/application/controllers/Home.php
    Line: 110
    Function: view

    File: /home/isislacerda/public_html/novosite/site_novo/index.php
    Line: 315
    Function: require_once

    visitas

De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), mais de dois milhões de cirurgias plásticas são realizadas no Brasil a cada ano. Isso nos coloca em segundo lugar no ranking de países que mais fazem esse tipo de procedimento no mundo, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Dentre as cirurgias, a lipoaspiração e a mamoplastia de aumento aparecem como as mais realizadas.

Por isso, é interessante checar algumas informações bastante difundidas e identificar os mitos e verdades sobre cirurgia plástica antes de começar a pesquisar sobre um procedimento específico.

Você sabia? Alguns mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Mulheres ainda fazem mais cirurgia plástica do que homens.

Verdade. De acordo com o último relatório da ISAPS, as mulheres realizaram mais de 18 milhões de procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos em 2015 no mundo (mais de 85% do total de cirurgias). Os homens, por sua vez, foram responsáveis pela realização de mais de três milhões de procedimentos (apenas 14% do total).

No entanto, é correto afirmar que, no Brasil, nos últimos anos, o número de homens que se submeteram a cirurgias plásticas quadruplicou, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Cirurgia plástica não exige preparação.

Mito. Em qualquer intervenção cirúrgica ou não-cirúrgica, deve-se avaliar o paciente como um todo, conhecer seu histórico médico, solicitar a realização de exames, a suspensão de medicamentos e, às vezes, até recomendar um acompanhamento psicológico.

Sedentarismo e uso de alguns medicamentos interferem na realização e no sucesso da cirurgia plástica.

Verdade. Obesidade, sedentarismo, presença de doenças (crônicas ou não), uso de substâncias, anticoncepcionais, álcool, cigarro e outras drogas aumentam consideravelmente os riscos e podem interferir nos procedimentos.

Lipoaspiração ajuda a perder peso.

Mito. A lipoaspiração é indicada para remover a gordura localizada que não desaparece com mudança na alimentação, realização de atividade física e emagrecimento prévio. A cirurgia serve para modelar o contorno corporal e interfere muito pouco no peso do paciente.

A mamoplastia redutora, realizada em mulheres, também é realizada em homens que desejam reduzir as mamas.
Mito. Existe um procedimento específico para os homens, nesse caso. Ele se chama ginecomastia e pode ser realizado de forma similar ou distinta ao das mulheres.

Cirurgia plástica não tem relação com transtornos mentais e autoestima.

Mito. Na maioria das vezes, pessoas que buscam a cirurgia plástica possuem transtornos relacionados à aparência tão ou mais importantes que doenças orgânicas. E, apesar de a cirurgia ser um fator muito importante na melhora da autoestima, ela não deve ser uma medida isolada. O paciente deve prezar por uma vida saudável e cuidar de si, física e emocionalmente, para que os resultados do procedimento não sejam frustrados.

Uma cirurgia plástica nunca deve ser realizada sem motivos coerentes e reais. Por isso, é importante que o paciente se pergunte sobre suas queixas, até que ponto sua felicidade depende desse detalhe físico e se a imagem que tem de si mesmo condiz com a realidade.

O ser humano tende a depositar, em aspectos corporais, importância e responsabilidades irreais, devido aos padrões que nos são incutidos através da cultura e da sociedade. Por isso, é preciso refletir muito e amadurecer no processo de autoaceitação. Caso, depois disso, a cirurgia ainda seja um fator importante para a melhora da autoestima, é possível considerar realizá-la.

Cirurgia plástica serve, exclusivamente, para melhorar a aparência.

Mito. Existem muitos exemplos de procedimentos usados para reparar ou melhorar funções específicas e a saúde como um todo (não só a física, mas também a emocional), como a rinoplastia, a reconstrução mamária, a otoplastia, a correção de lábio leporino, entre outros.

Converse com seu médico de confiança a respeito de outros mitos e verdades sobre cirurgia plástica. Informar-se é fundamental.

http://sbcp-sc.org.br/artigos/mitos-e-verdades-sobre-cirurgia-plastica/


Veja mais notícias

Abrir WhatsApp

Atendimento Online

Digitando...